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Data Coop Lança Software Inovador para Gestão de Patrimônio Cultural no BRmaisCoop

A Data Coop, cooperativa especializada em biblioteconomia, documentação, arquivística e análise da informação, lança o software Argonauta e se prepara para revolucionar a gestão de acervos culturais no evento Brmaiscoop 2024, entre os dias 11 e 13 de setembro no Hotel Grand Carimã, em Foz do Iguaçu (PR). O anúncio foi feito por Guilma Viruez, presidente da cooperativa, durante uma entrevista exclusiva ao programa Coopcafé.

O novo software facilita sobretudo a gestão de bibliotecas comunitárias, o registro da história da organização, como depoimentos em vídeo de ex-funcionários, diretores, e tudo que represente a história da organização.

O Argonauta: Uma Solução Integrada

De acordo com Guilma, o Argonauta é uma plataforma única desenvolvida para administrar diversos tipos de patrimônios culturais em empresas e instituições: “Toda empresa tem vários patrimônios culturais que nem se dá conta. Desde arquivos técnicos e administrativos até bibliotecas, troféus, prêmios, certificações, móveis históricos e depoimentos de ex-funcionários.”

A presidente da Data Coop explica ainda que o software permite a gestão centralizada de acervos variados em uma única plataforma, integrando textos, imagens e sons.

A Data Coop lança o Argonauta em um stand dedicado à demonstração do novo produto.

Enchentes no Sul

A cooperativa dos bibliotecários teve participação significativa no resgate de documentos que de alguma forma foram afetados durante as inundações ocorridas no Rio Grande do Sul. E não pára por aí. Com sede no Rio de Janeiro, a Data Coop atua além das fronteiras. “Já realizamos trabalhos em Roraima e até mesmo em Angola”, afirma Viruez. Com a crescente adoção do trabalho remoto depois da Pandemia, a cooperativa expandiu ainda mais sua capacidade de atuação.

Diante da versatilidade e capacidade de adaptação da cooperativa o software Argonauta da Data Coop representa um avanço significativo na forma como organizações podem preservar e acessar seu patrimônio cultural. E o exemplo disso  está na facilitação proposta para a gestão de  bibliotecas comunitárias: “Com um software interativo e amigável, que permite a administração remota por profissionais, podemos incentivar a implantação de mais bibliotecas no Brasil”, concluiu Guilma Viruez.

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Claudio Rangel

Jornalista, Diretor na Comunicoop e apresentador do Programa Coopcafé

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